domingo, 2 de setembro de 2012

Escola da Família da Escola Yolanda recebe Oficinas de Ciências

As Oficinas foram realizadas pela Mad Science em parceria com a FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação
No dia dois de setembro, domingo, às 11h e às 11h45, o PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, da cidade de Cananéia, DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, recebeu duas Oficinas de Ciências, que foram realizadas para cerca de 50 alunos, entre Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de despertar a aprendizagem de Ciências de uma forma criativa e divertida.
As Oficinas foram oferecidas pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação e ministradas pela Mad Science, que, de acordo com Jéssica Warzea Lima (Jessi Júpiter) trata-se de uma empresa de origem canadense que está no Brasil há cerca de quatro anos e realiza oficinas, shows e workshops de ciências de forma lúdica para despertar a curiosidade de crianças, jovens e adultos sobre o tema, sempre adequando à faixa-etária específica.
As Oficinas realizadas na Unidade Escolar tiveram como tema central a eletricidade e, segundo o aluno da 8ª série C, Fabron Joselli Rodrigues, de 14 anos, “foi muito legal, pois ensinou a fazer coisas ligadas à eletricidade e a entender um pouco mais, como, por exemplo, que água pura não é condutora de energia e que os raios caem nas árvores não porque elas puxam energia, mas sim por causa da sua altura”. Para Natan Vitor Ribeiro, de 14 anos, da 8ª séria A, a oficina foi “divertida, porque mostraram várias formas como a eletricidade é usada e como é gerada, explicando que não é a água que é condutora de energia, mas sim o cloro e outros componentes que estão nela”. Segundo Vinícius Barbosa Rangel, de 15 anos, aluno do 1º ano A, a oficina foi “muito proveitosa e interessante, porque é muito bom proporcionar mais entendimento sobre a eletricidade a todos. Aprendi sobre os mitos da condução de eletricidade, como, por exemplo, que mesmo usando chinelo posso ser condutor de energia e levar choque. Aprendi sobre de onde a energia vem, a diferença entre condutores e isolantes e os materiais que possuem essas funções, os diferentes tipos de energia, como eólica, cinética e solar. Seria muito bom se fossem realizadas novas oficinas periódicas, com novos temas”, afirmou ele.
Ao final, todos os participantes receberam um lanche.
Vale ressaltar que o evento teve a presença do supervisor de Ensino do Programa Escola da Família, Carlos Justino; da gestora e diretora da Unidade Escolar Valéria Regina de Oliveira, da coordenadora do Ensino Médio Shirlei e da professora Ana Paula Borlin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário