segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Escola da Família das Escolas Yolanda e Bairro Cubatão participam de ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Projeto APE esteve presente




O PEF – Programa Escola da Família das Escolas Estaduais “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e “Bairro Cubatão”, ambas da cidade de Cananéia, DERR – Diretoria de Ensino da Região de Registro, juntamente com a monitora do Projeto APE – Ações Preventivas na Escola, participaram da ação de coleta do dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Pelo nono ano consecutivo, o IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia organizou regionalmente a campanha do “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, que ocorreu no dia 17 de setembro, sábado, das 9h00 as 15h00, completando seus 26 anos de existência mundialmente.
Trata-se de um dos maiores eventos de educação e conscientização ambiental do mundo, ocorre simultaneamente em diversos países e retira das praias toneladas de resíduos.
O mutirão de limpeza contou com a participação de 150 voluntários que limparam 3 locais na região. Na Praia de Itacuruçá, 30 voluntários coletaram aproximadamente 227 kg de resíduos. Na Ponta da Trincheira, na Ilha Comprida, os 25 voluntários coletaram em torno de 268 kg de lixo, entre eles uma geladeira, uma poltrona e alguns pneus! O entorno dos quiosques no Boqueirão Sul, contou com a participação de 70 voluntários que coletaram 860 kg.
Perto das 14h os voluntários retornaram com a soma de 1.335 kg de resíduos coletados, e uma parte desta quantia foi destinada para catadores e assim com a possibilidade de serem reciclados, e a outra parcela destinada aos depósitos de lixo das prefeituras de Cananéia e Ilha Comprida, saindo assim de nossas praias.
Assim, esperamos que a cada evento mais voluntários participem e menos resíduos sejam coletados, comemorando a pequena quantidade de lixo e grande conscientização assim como a grande beleza de nossas praias!
Vale ressaltar que o IPeC é uma ONG que desenvolve atividades de pesquisa, educação e cultura na região do Lagamar há mais de 10 anos. Sendo assim, organiza a ação referente ao dia mundial de limpeza de rios e praias localmente, além de tratar do tema em suas atividades de educação ambiental no decorrer do ano com alunos, turistas e comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário