domingo, 3 de dezembro de 2017

Circuito Saúde trabalha educação preventiva em Saúde na Escola da Família da Escola Yolanda






















O PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, da cidade de Cananéia, DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, realizou no último dia dois de dezembro, sábado, das 14h às 16h30, o Circuito Saúde, que teve como objetivo trabalhar a educação em saúde preventiva junto à comunidade participante do PEF, sendo montado, literalmente, como um Circuito, com postos específicos para cada eixo trabalhados, sendo:
            Posto 1 – Educação em Cidadania e Direitos Humanos – alongamento com educadora voluntária, educadora física e ex-educadora universitária Tatiane Marques Costa.
Posto 2 – Educação em Saúde Pública – Parceria com ESF – Estratégia Saúde da Família, com aferição de pressão arterial e teste de Glicemia e orientações em saúde preventiva em DST’s e AIDS e combate ao Mosquito “Aedes aegypti” com o atendimento do enfermeiro Donizete Joaquim de Melo – ESF V – Acaraú e do técnico de Enfermagem Edison Pires – ESF II - Carijó,
Posto 3 – Saúde Bucal e Nutricional/Educação para uma vida saudável – Orientações sobre cuidados com a saúde bucal com a dentista Drª. Suely Maria Tendolo Alves e auxiliar odontológico Luelen Alves Pereira – ESF III – Ariri e orientações nutricionais com a nutricionista e ex-educadora universitária Itaiani Alves Pereira, que veio voluntariamente participar da atividade.
Posto 4 - Educação em saúde sexual e saúde reprodutiva – Atividade Lúdica para crianças adolescentes e jovens com o jogo “Na trilha da Sexualidade”, sendo adapatado para cada faixa-etária, com orientações sobre afetividade, sexualidade, gênero e diversidade sexual: Aplicação da educadora voluntária Thamar Alves Shimodaira, com distribuição de folhetos sobre abuso e exploração sexual e DST’s.
Posto 5 - Educação em Sustentabilidade – Orientação sobre sustentabilidade e meio ambiente, com distribuição de mudas de plantas nativas e de sabão caseiro confeccionado na escola, ministrada pela educadora voluntária Noemi Reis; e coleta de pilhas e baterias para descarte correto.
Posto 6 – Qualidade de Vida – atendimento em Quick Massagem pela parceira Edilene Souza, manicure com as educadoras voluntárias Maximina Rosa Gouveia e Silvania Maria de Oliveira Lacerda e cabeleireiro com Sara Jaci Teixeira (Cantinho da Divas e agente comunitário de Saúde do ESF I – Centro) e Sandra Moreira da Silva (agente comunitário de Saúde do ESF I – Centro).
Além disso, houve oficinas temáticas de desenho (saúde bucal, nutrição e combate à dengue), oficina de EVA com a confecção de viseiras para o mutirão de limpeza dos canteiros da Escola e até alongamento infantil com personagem.
            A ação atendeu os participantes por grupos separados por faixa-etária, buscando trabalhar os assuntos de acordo com a realidade de cada grupo, sendo que contou com 97 participantes.
            Nossos agradecimentos a todos os que colaboraram: Departamento Municipal de Saúde de Cananéia, ESF – Estratégia Saúde da Família, Cantinho das Divas, educadores voluntários, parceiros e equipe PEF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário