sábado, 30 de janeiro de 2010

Lançamento de livro infantojuvenil sobre lendas caiçaras é realizado em Cananéia




Por Bianca Cruz Magdalena

Aconteceu no último dia 28 de dezembro, segunda-feira, em Cananéia, no Matimpererê Empório Cultural – Ponto de Cultura “Caiçaras” o lançamento da obra literária voltada ao público infantojuvenil “Histórias e Lendas Caiçaras de Cananéia”, organizado pela cientista social e educadora Bianca Cruz Magdalena e ilustrado pelo artista plástico Felipe Augusto.
Além disso, os desenhos feitos em aquarela, que compõem tal trabalho, puderam ser vistos pelos participantes do evento em uma exposição, assim como os livros foram distribuídos aos convidados/as e a iniciativa realizada foi apresentada.
Aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) este Projeto contou com oficinas lúdicas de resgate das histórias e lendas caiçaras concretizadas nas escolas estaduais do município e no Programa Escola da Família (PEF) em seu I PEF na Rua, atendendo, também, ao bairro Marujá, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC).
Vale ressaltar o apoio da Cooperativa Cultural Brasileira (CCB), da Associação Rede Cananéia, do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), do Programa Escola da Família (PEF) e do Matimpererê Empório Cultural – Ponto de Cultura “Caiçaras”, além de todos/as os/as colaboradores deste trabalho.
Neste ano de 2010 pelo mesmo edital do ProAC teremos a edição e publicação de uma história em quadrinhos organizada por Bianca, que também contará com oficinas educativas, assim a cultura caiçara de Cananéia poderá mais uma vez ser registrada e difundida em nosso País.
Para adquirir o livro entre em contato pelo telefone (0xx14) 8149-7078 ou pelo correio eletrônico: lunabianka@yahoo.com.br



MARTIM AFONSO DE SOUSA
Rubens Paiva *

Deixei o meu Portugal
em busca de continentes
comandando grandes naus
vim descobrir São Vicente.

Ficaram o porto e o lar
da minha pátria querida
lancei-me a sorte e ao mar
nas ondas da própria vida.

E por mares onde sempre naveguei,
em tantos lugares onde cheguei
de tudo que descobri
afirmo a todos que de mim tenham notícia.

Cananéia foi a mais bela vista que eu vi.
Ah! Quase esqueço
o destemor ao passar por tantas coisas.
Eu sou o descobridor Martin Afonso de Souza.

*Rubens Paiva é natural de Cananéia, poeta e funcionário público no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário