domingo, 31 de maio de 2015

Escola Yolanda realiza campanha contra Bullying e Outras Violências

A ação é uma parceria entre o PEF – Programa Escola da Família, através do APE – Ações Preventivas na Escola com a Mediação Escolar










            A Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, da cidade de Cananéia, DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, vem desempenhando uma Campanha contra o Bullying e outras violências, com o objetivo de prevenir e diagnosticar práticas violentas na Unidade Escolar.
            As ações foram iniciadas em meados de fevereiro, durante o Planejamento Escolar junto à equipe docente da Escola, quando a vice-diretora do PEF – Programa Escola da Família, professora Elaine Marques dos Santos, em conjunto com a professora mediadora, professora Sandra de Souza Pereira Costa, realizaram palestra com os professores sobre comunicação não violenta, procurando prevenir o conflito na escola, sendo que como devolutiva, os professores atentaram para a necessidade de se fazer o mesmo trabalho com os alunos, o que foi atendido, sendo realizadas palestras em todas as salas dos períodos matutino e vespertino, surtindo bons resultados na Unidade.
            No início de maio a coordenação regional do PEF, por meio do APE – Ações Preventivas na Escola, capacitou os educadores universitários responsáveis pelo projeto em suas Unidades Escolares sobre o tema Bullying e Outras Violências. Dessa forma, nos dias dois e três de maio foi elaborado o painel sobre Bullying e Outras Violências, em conjunto com a comunidade participante, com figuras representando vários biotipos humanos e ornamentado com mãos coloridas, de vários tamanhos, representando e enaltecendo a diversidade humana. A Oficina foi realizada em três de maio, domingo, através da exibição dos vídeos encaminhados pela coordenação regional e posterior reflexão comentada, mediada pela educadora universitária de Educação Física e responsável pelo APE na Unidade Escolar, Ana Paula de Lara Carvalho. Os participantes gostaram muito e ao final da apresentação, foi realizada uma discussão, onde eles falaram sobre suas experiências sobre o Bullying e sobre o que pensam desse tema. Disseram que já sofreram ou conhecem pessoas que sofrem com esse tipo de exclusão. Já em nove de maio, sábado, antes de iniciarem as atividades em quadra, a educadora universitária juntou os alunos para discutirem sobre o bullying e sobre como é grande o número de vezes em que eles praticam o ato na quadra. Todos disseram que já sofreram e que também já praticaram, falando, ainda, que na maioria das vezes isso acontece naturalmente. Todos falaram que é desconfortável, mas que às vezes é difícil evitar.
“Vale ressaltar que durante as partidas de futsal e de outras modalidades realizadas em quadra, sempre vemos os alunos ofenderem uns aos outros, devido às suas dificuldades. É importante orientar e mostrar a eles que todos são iguais, independente da dificuldade de cada um”, comenta Ana Paula.
No dia 16 de maio, sábado, foi realizada outra Oficina sobre o tema, através da exibição do vídeo “Diário de sete dias” (enviado pela coordenação regional) e posterior reflexão comentada, mediada pela vice-diretora do PEF Elaine. Após a exibição dos vídeos, os participantes leram os textos sobre casos reais de bullying e demais violências e realizaram a interpretação dos casos, sendo unânimes em dizer que todos já praticaram e sofreram bullyuing na escola. Ao final, os participantes confeccionaram um painel educativo sobre o tema.
Já durante a semana letiva, nos dias 25, segunda-feira e 29 de maio, sexta-feira, a vice-diretora do PEF, professora Elaine, em conjunto com a professora mediadora, professora Sandra, realizaram palestras com alunos (todas as salas dos períodos matutino e vespertino) sobre Bullying e outras violências. Foram exibidos os vídeos “Diário de sete dias” (enviado pela coordenação regional) e “Automutilação: um caminho sem volta” (retirado do youtube), que procuram prevenir o conflito na escola, bem como realizar a conscientização sobre o perigo da automutilação, caso que vem ocorrendo na Escola atualmente, podendo ser um sinal de Bullying. Os vídeos foram exibidos separadamente por sala, com a duração de uma aula, no auditório, tendo como metodologia, a exibição dos curtas com posterior palestra das educadoras e comentários dos alunos e professores participantes. O trabalho surtiu ótimos resultados, com o diagnóstico de casos entre os alunos.

No total cerca de 500 alunos, 21 professores e 100 pessoas da comunidade participaram da ação.

sábado, 30 de maio de 2015

Final de semana 30 e 31 de Maio

Comunidade Leitora sobre Meio Ambiente, oficinas de origami e desenho, atividades esportivas e recreativas, curso de informática, entre outros!!!






























domingo, 24 de maio de 2015

Programa Escola da Família da Escola Yolanda promove o resgate da memória do Bairro e da Escola

As ações foram realizadas dentro do evento “Um dia na Escola do Meu Filho”





























            No último dia 23 de maio, sábado, das 10h às 17h, o PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” realizou o evento “Um dia na escola do meu filho”, com o tema “História do Bairro”, por meio de levantamento de memórias do bairro e da escola, com a participação de 131 pessoas.
            Foi realizada uma ação conjunta com a semana letiva, que a partir da orientação da professora de Geografia e Sociologia, Maria Estela de Carvalho, possibilitou que os alunos do 6º ano B, 1º ano B e 3º ano B pesquisassem e construíssem desenhos, painéis, maquetes e levantamento de fotografias que retratassem a história do Centro histórico da cidade, onde está localizada a escola, dentro do que propõe o currículo, nas temáticas Arquitetura e Paisagem. Além disso, foi realizado um levantamento de fotos da história da Escola e da Escola da Família, além de parcerias para a realização de exposições temáticas, apresentações culturais, religiosas e oficinas artísticas sobre a história e tradição do bairro.
            Assim, das 10h às 17h foram realizadas as exposições: Paisagem e Memória do Centro – Painéis confeccionados pelos alunos do 6º ano B, do Ensino Fundamental, sob a supervisão da professora de Geografia, Maria Estela de Carvalho; Um Olhar Social – Maquetes e Painéis do Centro Histórico confeccionados pelos alunos do 1º ano B, do Ensino Médio, sob a supervisão da professora de Sociologia, Maria Estela de Carvalho; Cidadania – Exposição Fotográfica e Cenário do Centro Histórico confeccionados pelos alunos do 3º ano B, do Ensino Médio, sob a supervisão da professora de Sociologia, Maria Estela de Carvalho; Carnaval em Cananéia...Uma história de alegria – Exposição sobre o tradicional Bloco Zé Pereira, sob a curadoria do artista plástico Neyton Pontes, montagem de Cláudia Bérgamo Conti Paulo e apoio do Departamento Municipal de Cultura; PEF – Programa Escola da Família: 12 anos de história – Apresentação de slides sobre a trajetória da Escola da Família; Escola Yolanda: Uma história a ser contada: Exposição fotográfica da trajetória da Escola Yolanda; Centro Negro – Exposição sobre a cultura local afrodescendente, em parceria com o Grupo Tiduca e Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, com montagem da professora Alexandra Aparecida de Almeida e Neyton Pontes e Arte e Religiosidade – Exposição de literatura, artesanato local e manifestação religiosa sobre o Divino Espírito Santo, em parceria com a CAF – Cananéia Artes e Fibras, com o apoio da educadora voluntária Valkíria Monteiro Pereira,  Rua do Artesão e Paróquia São João Batista de Cananéia; lembrando que as exposições foram monitoradas pelo educador universitário de História, Gabriel Chemite Pacheco, que dividiu os visitantes em grupos para a visita a cada exposição, sendo que o mesmo realizou a Oficina da Comunidade Leitora, com preparação dos grupos para a visita com a leitura da poesia Poema Caiçara, de Rubens Paiva (poeta e ex-funcionária da Escola) e trechos sobre o Centro, do livro Saberes Caiçaras – a cultura caiçara na história de Cananéia, do professor Cleber Rocha Chiquinho (ex-professor da Unidade Escolar).
            Entre as apresentações culturais, buscou-se mostrar um pouco das manifestações culturais que ocorrem periodicamente na Praça Theodolina Gomes, que retratam a cultura do bairro, bem como a questão religiosa, muito forte no centro, principalmente por conta dos seus moradores tradicionais, contando com o Esmolamento do Divino Espírito Santo, em parceria com a Paróquia São João Batista de Cananéia e festeiros, ás 11h30; Apresentação de Fandango com o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, às 15h; Vozes da África com o grupo teatral Eu Quilombo – apresentação cultural em parceria Grupo Tiduca e Mulheres do Rocio, com orientação da professora Alexandra Aparecida de Almeida e Apresentação de Maculelê e Roda de Capoeira com a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, às 16h.
            Às 14h aconteceu a Oficina de mosaico com a ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia e Rua do Artesão, sob a orientação da artesã e professora Regina Mara Beloube e auxílio do membro da ACUCA e músico Rodolfo Vidal.

            O PEF da Escola Yolanda agradece a todos os parceiros e colaboradores, além dos acima citados os Departamentos Municipais de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e Associação Rede Cananéia.